O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do Ministério Público do Piauí promoveu nesta sexta-feira (28) o espaço “Novembro Azul: autocuidado também é força”. O evento, realizado com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), contou com uma palestra informativa, momentos para exposição de dúvidas dos participantes e um ponto de check-up rápido de saúde.
O encontro, voltado para o público interno do MPPI, encerra uma série de atividades realizadas ao longo do mês de novembro, em alusão ao movimento de conscientização sobre a saúde masculina. O principal tópico da palestra de encerramento da programação foi o estímulo à prevenção e ao autocuidado contínuo.

O coordenador de Recursos Humanos, Mariano Araújo, reforçou a importância do autocuidado contínuo. “As estatísticas mostram o crescente número de doenças relacionadas ao corpo masculino. Então, a melhor atitude pra gente evitar ou diminuir os efeitos é a prevenção”, explica ele.
O atual presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) do Piauí, Ângelo Vasconcelos, contribuiu com a palestra e mencionou o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de próstata. “Fazer ações preventivas, conseguindo um diagnóstico precoce, é bem mais interessante. A gente tem casos de pacientes com câncer que acabam chegando na unidade de terapia intensiva”, alerta o fisioterapeuta.

A mestre em Ciências Biomédicas e especialista em Oncologia, Vanessa Brito, chamou atenção para estratégias de vigilância ativa, que podem ser adotadas para a detecção precoce do câncer. “A questão da sensibilização quanto ao autocuidado tem um impacto muito grande nos indicadores da saúde. É fundamental que haja essa percepção, essa vigilância com relação a esses sintomas”, reforça.

No ponto de check-up preparado para o evento, o público realizou testes rápidos de aferição de glicemia e pressão arterial. Ao longo da palestra, os participantes foram convidados a compartilhar experiências pessoais e ainda participaram de sorteios de brindes.



