As estratégias de prevenção a golpes desenvolvidas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) foram apresentadas durante a Global Anti-Scam Summit America 2025, evento realizado esta semana em Arlington, na região metropolitana de Washington D.C. (EUA). Lideranças globais de governos e grandes empresas de tecnologia estiveram reunidas para debater a escalada mundial das fraudes digitais.
Embora o evento tenha foco global, o modelo piauiense marcou presença através da cooperação institucional. O Brasil foi representado no painel oficial “Fighting Scams Globally, Lessons Learned” (Combatendo Golpes Globalmente: Lições Aprendidas) pelo promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes, coordenador de Planejamento Institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Durante o intercâmbio com autoridades internacionais, o promotor Rafael Fernandes compartilhou metodologias aplicadas no Brasil que têm mostrado resultados práticos, levando o Projeto Alerta Digital, do MPPI, como um exemplo de eficiência.
O projeto, que monitora fraudes recorrentes para emitir alertas rápidos à população, foi apresentado como uma metodologia promissora para a prevenção de crimes. O uso de inteligência de dados para comunicação preventiva despertou o interesse de representantes estrangeiros pela sua abordagem inovadora na proteção ao consumidor.
“O cenário debatido em Washington reforça que o crescimento dos golpes é um desafio mundial que exige troca de experiências. Nesse contexto, o MPPI vem fortalecendo parcerias essenciais com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e mantendo o intercâmbio técnico com o Ministério Público de Minas Gerais”, destaca a PGJ do Piauí, Cláudia Seabra.



