alt

 

Com o objetivo de capacitar os envolvidos na persecução penal do crime de homicídio, o Ministério Público Estadual durante a II Semana do Ministério Público, em parceria com a coordenação do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), promovem nos dias 29 e 30 de julho, em Teresina, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio Módulo I. O curso é dirigido para membros e servidores do MP, procuradores da República, juízes de Direito, delegados das Polícias Civil e Federal, peritos criminais, defensores públicos, investigadores e oficiais da Polícia Militar.

 

O curso, que está sendo realizado nos turnos da manhã e da tarde nos seus dois dias, irá abordar a Atuação dos agentes que chegam em primeiro lugar no local do crime, A perícia criminal de genética forense e o banco de perfis genéticos, as Ferramentas periciais aplicadas ao local do crime e ao corpo de delito, A estrutura da investigação e suas técnicas, os Princípios constitucionais aplicados ao inquérito policial, e as Medidas cautelares aplicadas à investigação.

altO evento foi aberto pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, a Ouvidora do MPPI, Procuradora de Justiça Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, o Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Piauí, Thiago Dias e o Perito Criminal do Estado de Alagoas, André Peixoto Braga.

Após a abertura do curso da ENASP, a programação procedeu com a palestra – Ferramentas Periciais aplicadas ao local do crime e ao corpo de delito- O Corpo Fala, que foi ministrada pelo Senhor André Peixoto Braga. O palestrante foi advogado por sete anos antes de ingressar no serviço público como perito criminal em 2002. Fez especialização em Criminologia (2003) e em Políticas e Gestão em Segurança Pública (2012). Ministrou aulas nas academias da Polícia Militar e da Polícia Civil de Alagoas e também na Academia de Polícia Civil da Paraíba (fotografia forense), bem como algumas faculdades particulares, cursos de segurança privada e dentro da própria Perícia Oficial de Alagoas. No último mês de agosto, concluiu 10 anos de experiência, exclusivamente no setor de perícias externas, examinando locais de crime em todo o Estado de Alagoas. O palestrante mantém um blog informal sobre a perícia alagoana – http://prericiacriminalalagoana.blogospot.com.br .

A programação de hoje (29/11) continua no período da tarde às 14h com a palestra da Senhora Debora Scremin, que é Primeiro-Tenente da Polícia Militar do Estado do Paraná, sobre Atuação dos agentes que chegam em primeiro lugar ao local do crime. Vícios e consequências na preservação; responsabilidades do agente e gerenciamento de deficiências. Em seguida acontecerá a palestra do Perito Criminal Federal Guilherme Jacques, com a temática – A perícia criminal de genética forense e o banco do agente e gerenciamento de deficiências.

As outras exposições serão realizadas amanhã (30/11) pela Perita Criminal do Estado de São Paulo, Eliane Baruch, pelo Promotor de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Antônio Henrique Graciano Suxberger, e pelo Delegado de Polícia Civil do Estado de Pernambuco, Renato Márcio Rocha Leite.