A programação do segundo dia da Semana do Ministério Público foi prestigiada por um grande número de membros e servidores da instituição, além de convidados. A Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA), conduziu uma solenidade para assinatura de uma notificação recomendatória destinada a vinte e três prefeitos que receberam recursos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento, mas ainda não cumpriram essa obrigação. Os Promotores de Justiça com atuação nesses municípios reberam os processos administrativos correspondentes depois de ouvir as instruções do CAODMA, que apresentou estratégias para efetivação das políticas nacional e estadual de resíduos sólidos. A recomendação foi assinada pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, e pelo Procurador da República Tranvanvan Feitosa.
O engenheiro Urias Gonzaga, da Fundação Nacional de Saúde, e o técnico Sérgio Landim, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, falaram sobre a situação do gerenciamento de resíduos no Piauí, dando ênfase ao problema dos lixões sem tratamento, que se espalham por todo o estado.
Depois, o evento foi enriquecido pela presença do Controlador-Geral do Estado, Antônio Luiz Medeiros de Almeida, que ministrou palestra sobre a responsabilidade fiscal na gestão pública. O palestrante frisou a importância da integração entre os órgãos de controle, lembrando que a Controladoria-Geral pode colaborar na identificação de irregularidades. Antônio Luiz Almeida ainda deu exemplos de indícios de fraudes cometidas por gestores. A palestra foi muito elogiada pelos Promotores de Justiça presentes.
A programação do dia foi encerrada por Alex Sandro Lial Sertão, chefe da Divisão de Aposentadorias e Pensões do Tribunal de Contas do Estado. Durante toda a tarde, foram promovidas discussões acerca da previdência no serviço público.
A II Semana do Ministério Público prossegue com o curso sobre persecução penal em crime de homicídio, oferecido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), e do qual devem participar, além de membros e servidores do Ministério Público, delegados, peritos, defensores e juízes convidados.