A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora de Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP/MPPI), reuniu-se com o assessor do Secretário Nacional de Segurança Pública na última terça-feira (24). A representante do Ministério Público do Estado do Piauí e o assessor Francisco Nixon Lopes Frota conversaram sobre diversas pautas relacionadas ao aprimoramento dos serviços de segurança pública.
A promotora de Justiça falou da necessidade da instalação do laboratório de DNA forense e sua integração ao Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), implementação da Central da Cadeia de Custódia de Vestígio, bem como a aquisição de workstation (ferramenta de extração de dados) para o Instituto de Criminalística. Fabrícia Barbosa pleiteou, ainda, a concessão de acesso, para os promotores de Justiça do MPPI, à plataforma de cursos EAD da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Outro item da pauta foi a implementação do Procedimento Policial Eletrônico (PPE).
O assessor da Senasp ressaltou a importância da atuação integrada do Ministério Público e demais órgãos de segurança pública, reafirmando o compromisso da Senasp de estimular a modernização e o reaparelhamento dos órgãos de segurança pública.