As Eleições municipais de 2012 estão chegando. Neste domingo (07/10), serão eleitos prefeitos e vereadores de todos os municípios do nosso País. O voto é um ato de extrema importância para a democracia. Neste caso, especialmente, para todos aqueles que residem ou que, de alguma forma, desenvolvem suas atividades profissionais ou de outra ordem no território brasileiro.
Em uma federação, o que se vivencia, de fato, é o município e não o Estado ou União. Portanto, a boa escolha dos gestores (prefeitos e vereadores) por parte dos eleitores é necessária para o bem estar de todos.
O Eleitor tem o direito de escolher os seus candidatos, e isso deve ser exercitado de forma criteriosa e com responsabilidade, ou seja, de forma vinculada ao interesse maior. Pois, escolhe-se o candidato para gerir máquina pública (interesse da coletividade/sociedade) e não o interesse particular do eleitor (vontade).
Nessa perspectiva, é importantíssimo refletir antes de votar, perguntando-se: o que eu tenho a ver com a corrupção?
Este é um alerta que o MPPI faz ao eleitor para que não venda o seu voto, e faça a escolha de forma responsável. Votar bem significa, antes de tudo, colocar na urna o voto limpo e, com ele, a consciência de que cada voto tem consequências para a vida do povo e o futuro do país.
O candidato, além de preencher o requisito formal da “ficha limpa”, que deve ser observado tanto pela Justiça Eleitoral, como pelo próprio eleitor, deve também preencher o requisito substancial da competência, o que deve ser avaliado pelo eleitor a partir do histórico do candidato.
O histórico do candidato, isto é, o seu passado tanto na vida privada como na vida pública, deve ser o referencial.
Um outro ponto importante que deve ser avaliado pelo eleitor é o plano de trabalho de governo ou seus objetivos, suas metas e como irá executá-las. O eleitor não pode se deixar levar por promessas mirabolantes ou fantasiosas. Cabe ao candidato, com dados coerentes e objetivos, apresentar as suas metas, suas propostas e apontar os recursos empregados para a consecução desses objetivos, isto é, de onde virão as receitas para custear esses propósitos.
O cidadão precisa ficar atento e votar consciente nas eleições. O Ministério Público do Estado do Piauí está sempre na batalha contra a corrupção e a favor das Eleições Limas.
Os Promotores de Justiça que exercem atribuições eleitorais acompanharão de perto o pleito, zelando pela regularidade dos procedimentos e trabalhando pela punição dos possíveis infratores. Lembramos que a comunidade pode contar com o apoio do Ministério Público, de forma que as eleições transcorram de forma transparente e pacífica.