A Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Piauí foi criada aos quinze dias do mês de maio do ano de 2004, através dos seguintes membros: Antônio Ivan e Silva, Emir Martins Filho, Ruszel Lima Verde Cavalcante, Erivan José da Silva Lopes, Débora Maria Freitas Said, Antônio de Pádua Ferreira Linhares, Rafael Lopes do Amaral, Rodrigo Roppi de Oliveira, Teresinha de Jesus Borges e José Reinaldo Leão Coelho.
Aos vinte e dois dias do mês de maio do ano de 2004 foi realizada a reunião da comissão provisória presidida pelo Exmo. Sr. Procurador Geral de Justiça à época, Dr. Antônio Ivan e Silva, com a finalidade de discussão e aprovação do estatuto.
Aos vinte e nove dias do mês de maio do ano de 2004 foi realizada a reunião para a escolha, na forma estatutária, dos membros do Conselho Deliberativo, Diretoria Geral e Conselho Fiscal, na seguinte forma:
- Conselho Deliberativo:
- Presidente: Procurador Geral de Justiça Antônio Ivan e Silva ( membro nato ).
- 2º membro do Conselho Deliberativo: Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Piauí, Emir Martins Filho ( membro nato ).
- 3º membro do Conselho Deliberativo: Erivan José da Silva Lopes.
- Diretoria Geral: Ruszel Lima Verde Cavalcante.
- Conselho Fiscal: José Marques Lages Neto, José Reinaldo Leão Coelho e Rodrigo Roppi de Oliveira.
Atualmente a Fundação Escola Superior do Ministério Público é presidida pelo Procurador Geral de Justiça Emir Martins Filho e tem como Diretor Geral o Promotor de Justiça Erivan José da Silva Lopes.
Durante o primeiro ano de vida, a FESMP/PI passou a cumprir sua finalidade estatutária de aprimoramento da comunidade jurídica piauiense através da oferta de cursos rápidos, como o Curso Básico de Administração Pública e o Curso de Aperfeiçoamento do Tribunal do Júri.
O Curso Básico de Administração Pública foi ofertado quatro vezes entre os anos de 2004 e 2005, por força de convênios firmados com a Associação Piauiense de Prefeitos e a Associação de Vereadores do Estado do Piauí.
O Curso de Aperfeiçoamento do Tribunal do Júri foi ofertado duas vezes durante os anos de 2004 e 2005, uma turma em Teresina e outra turma em Floriano.
Também ofertamos o Curso Teoria e Prática do Pregão Eletrônico, modalidade de licitação, com 12 horas, com a simulação de um pregão eletrônico, curso esse também através de convênio com a Associação Piauiense de Prefeitos.
Para o ano de 2006, nossa intenção é a de continuar com a oferta de cursos rápidos, no entanto estaremos lançando o nosso primeiro Curso Preparatório à Carreira do Ministério Público.