altEm 23 de janeiro de 2012, Oeiras voltou a ser a capital do Piauí. O Poder Executivo Estadual expediu decreto transferindo a administração para a cidade durante três dias, como parte das comemorações pela passagem dos 189 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil, proclamada no dia 24 de Janeiro de 1823, pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba.

Foi exatamente no dia 24 que aconteceu a solenidade de outorga da medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, no Cine Teatro Oeiras, onde a Procuradora Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Zélia Saraiva Lima, foi agraciada. Seu trabalho foi reconhecido como digno da admiração e gratidão por parte do povo e do governo do Estado do Piauí. A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais importante comenda do Estado.

altA Procuradora-Geral de Justiça aproveitou a viagem a Oeiras para visitar ao terreno onde será construída a sede do Ministério Público no município. A chefe da instituição e sua equipe também estiveram no Fórum da cidade, que atualmente abriga as Promotorias de Justiça. Os Promotores de Justiça Carlos Rubem Campos Reis e Maria Marinete Gomes Bezerra receberam a comitiva.  Por fim, a Procuradora-Geral visitou o Promotor de Justiça José Marques Lages Neto, que estava trabalhando na Justiça Itinerante.

 

A construção da sede própria em Oeiras é um passo importante para o aumento da eficiência dos serviços prestados pelas Promotorias de Justiça, que desenvolvem atividades voltadas para toda a sociedade. Com a nova sede, será facilitado o acesso da população ao Ministério Público, porque o ambiente será melhor identificado e mais organizado.

 

alt

 

alt

alt