altO Promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante participou de audiência realizada ontem (21/11), com a coordenação da Juíza de Direito Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina. Na pauta, a detenção de adolescentes. Também participaram o Delegado-Geral da Polícia Civil, James Guerra, e a Defensora Pública Daniela Neves Bona.

O Delegado-Geral relatou que já foi expedida determinação da Secretaria de Segurança para criação de uma sala de detenção exclusiva para adolescentes na central de flagrantes. Até então, os jovens eram autuados junto com os adultos. O Ministério Público e a Defensoria também haviam levantado outro problema: celas da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente estavam sendo usadas para detenção mulheres adultas, autoras de crimes, e de homens acusados por crimes sexuais. De acordo com o delegado, a situação deve ser regularizada em até 180 dias, de modo que seja evitado o contato entre os adultos e os adolescentes em atendimento. 

Foi proposta conciliação entre os participantes. O Delegado-Geral formalizou o compromisso; o Secretário de Segurança será oficiado. A juíza sugeriu ainda que fossem criadas equipes interdisciplinares para as Delegacias de Proteção e Segurança à Criança e ao Adolescente.