A Fundação Municipal de Saúde apresentou ao Ministério Público Estadual relatório de cumprimento do termo de ajustamento de conduta firmado em abril deste ano. O TAC previa melhorias nas unidades de saúde da regional norte  e leste/sudeste de Teresina: Buenos Aires, Primavera, Santa Maria da Codipi, Matadouro, Satélite, Maternidade Wall Ferraz e pronto-socorro do Dirceu II. Uma comissão foi constituída para monitorar a execução.
 
Entre os resultados obtidos, destacam-se a capacitação de pessoal, a substituição de profissionais contratados a título precário por servidores concursados, instalação de salas de reanimação e estabilização de pacientes, organização e divulgação das escalas de plantão – principalmente para fins de semana e feriados – realização de auditorias de gestão e de inspeções sanitárias, admissão de novos profissionais em diversas especialidades, além da extinção da sublocação de plantões e instalação de mais leitos para observação clínica.
 
Os profissionais com formação superior tiveram que declarar os vínculos empregatícios que possuem, inclusive para registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. O presidente da FMS, Pedro Leopoldino, apresentou pessoalmente o relatório à Promotora de Justiça Cláudia Seabra. O Ministério Público continuará trabalhando e promovendo audiências para celebração de novos acordos, que vão contemplar mais unidades de saúde.