altA Promotora de Justiça Leida Diniz visitou a Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã de ontem (04/10). Em conversa com o presidente da entidade e o prefeito de Bocaina, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Juventude pediu apoio para a realização de uma campanha em todos os municípios do Piauí. O objetivo é conscientizar a população do estado sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, sobretudo no que se refere à promoção de uma educação de qualidade. O Ministério Público e a APPM devem firmar termo de cooperação, que formalizará a parceria. 

Os municípios serão divididos por regiões para veiculação da campanha. A primeira etapa de lançamento no interior terá início no município de Fronteiras, em 18 de outubro.  Os conselhos de direitos das crianças e adolescentes, conselhos tutelares, secretarias municipais e prefeituras das cidades circunvizinhas participarão como colaboradores. Nessa fase, a ênfase é para o direito ao acesso e permanência na educação infantil.

“O objetivo desta campanha é manter as crianças e jovens nas escolas e fazer um trabalho de prevenção, para garantir o direito à educação, à convivência familiar e comunitária e o sucesso da criança e do adolescente na formação escolar. Autoridades e sociedade devem se reunir para garantir um futuro de sucesso a todas as crianças”, destaca Leida Diniz.

O termo de cooperação entre o Ministério Público e a APPM e o Ministério Público deve estimular o engajamento e mobilização em todos os municípios, para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Outro objetivo da parceria é alcançar um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): educação básica de qualidade para todos.

Foto: Karine Santiago (Portal APPM)