A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, já nomeou a comissão responsável pela elaboração de proposta para o Plano de Segurança Institucional do Ministério Público, bem como pela sua implementação e acompanhamento. O plano deverá privilegiar os segmentos de segurança da informação, de recursos humanos, de materiais, de áreas e de instalações.
A elaboração do Plano de Segurança Institucional é meta prevista no Plano Estratégico 2010-2022 do Ministério Público. Em junho de 2009, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou ao Ministério Público da União e aos Ministérios Públicos dos Estados que fossem tomadas as medidas necessárias à implementação de sistemas e procedimentos padronizados para a segurança, de acordo com as especificidades e características regionais que influenciam o funcionamento de cada unidade.
Os três membros, três servidores e o assessor militar que integram a comissão estão se reunindo semanalmente desde o dia 19 de agosto; a proposta deve ficar pronta até o final de novembro.