altA Procuradora-Geral de Justiça empossada em julho, Zélia Saraiva Lima, participa pela primeira vez de uma reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O encontro acontece em Maceió (AL), e termina na noite de hoje. Na pauta, apresentação dos resultados da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) e eleição da nova diretoria do CNPG.

Foram divulgados os relatórios de atividades dos grupos de trabalho responsáveis pela definição de diretrizes para atuação do Ministério Público na defesa dos direitos humanos,  da pessoa com deficiência e do idoso, da infância e da juventude e da saúde. Destaque para a apresentação do cadastro nacional dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, que será operacionalizado através de sistemas informatizados.  

O Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes, foi eleito novo presidente do conselho. Fernando Grella Vieira, de São Paulo, deixará o posto em outubro. O então presidente visitou o Ministério Público do Piauí durante a gestão de Antônio Gonçalves Vieira para demonstrar seu apoio, e compareceu à solenidade de posse da nova Procuradora-Geral. Em sua primeira participação no pleno do CNPG, a chefe do MP/PI recebeu as boas-vindas dos demais componentes, além de votos por uma boa administração.

As reuniões devem promover o intercâmbio entre os ramos e unidades do Ministério Público, para unificação e otimização dos trabalhos.