A candidata mais votada pelos membros do Ministério Público nas eleições do dia 1º de julho, Zélia Saraiva Lima, será nomeada nova chefe do Ministério Público. O Governador do Estado, Wilson Nunes Martins, anunciou sua decisão na manhã de hoje (04). A Promotora de Justiça é a segunda mulher a ocupar o cargo máximo da instituição.
Zélia Saraiva Lima nasceu em Fortaleza. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1979. Pós-graduada em Direito Penal e em Processo Penal. É membro do Ministério Público do Estado do Piauí desde 1984. Tomou posse como Promotora de Justiça Adjunta em Altos; no ano seguinte foi promovida, assumindo, como titular, a Promotoria de Justiça de Guadalupe.
Foi nomeada Assesora Especial do Procurador-Geral de Justiça em setembro de 1995. Em 1997 chegou à 4ª entrância, como titular da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da zona norte de Teresina. Também serviu junto ao antigo Serviço de Defesa Comunitária (DECOM). Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. O Conselho Superior do Ministério Público registrou moção de elogio pela sua competência, eficiência e dedicação, demonstradas no exercício do cargo. Em novembro de 2010, foi nomeada Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça, Antônio Gonçalves Vieira. Permanece desempenhando as funções durante a gestão de Alípio Santana Ribeiro.