O Ministério Público do Piauí, representado pelos servidores Anne Caroline Carvalho Galdino, coordenadora de Tecnologia da Informação, e Daniel Pereira Cardoso, participou, nos últimos dias 10 e 11 de junho, da III Mostra de Tecnologia do MP, que reuniu 37 representações. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG). Compareceram 200 pessoas, entre membros servidores, na cidade de Recife/PE.

A Coordenadora de TI, Anne Carolinne, declarou que a coordenadoria está trabalhando para que a atividade fim do Ministério Público do Estado do Piauí seja toda informatizada. “Os sistemas conferirão maior produtividade e agilidade à atividade dos membros e um melhor atendimento ao cidadão”, explicou.

Daniel Pereira Cardoso apresentou o sistema de controle de plantões, informando que o mesmo foi desenvolvido para tornar mais adequado e prático o registro dos plantões por parte dos membros do Ministério Público do Estado do Piauí. “O sistema está disponível para acesso por meio da web. Ele substitui a forma anterior, que era um simples formulário. Ele conta com uma pré-avaliação dos dados a serem informados pelo membro, de forma a minimizar os possíveis problemas na submissão dos dados, facilitando assim o trabalho da Corregedoria, que receberá relatórios mais claros e precisos a respeito dos plantões”, argumentou o servidor.

O servidor Daniel Cardoso do Ministério Público do Piauí, conduziu apresentação sobre sistema

Através do sistema, o membro poderá fazer o registro das atividades executadas durante o plantão tomando com informações pré-cadastradas pela Corregedoria de forma a auxiliar este registro. Também estarão disponíveis relatórios para exibição das informações completas de um plantão específico e para exibir também um resumo dos plantões que foram registrados de um dado período.

“A III Mostra foi excelente. Este ano foram compartilhados e disseminados não apenas sistemas desenvolvidos pelas instituições, mas também soluções e experiências na área de governanca e de infraestrutura,” afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do CNMP e integrante do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI), Waldeck Pinto de Araújo Júnior. “Outro diferencial foi que em 2013 contamos com a participação de tribunais de justiça e do CNJ, que têm muito em comum com os MPs.”
Entre os projetos apresentados estão o Processo Judicial Eletrônico, pelo CNJ, e as ações do Planejamento Estratégico do CNMP.

Em paralelo à III Mostra de Tecnologia do MP, foi realizada a reunião do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI). Entre as principais deliberações do encontro, foi decidido que será elaborada uma proposta de resolução que cria uma estrutura mínima de tecnologia da informação no Ministério Público brasileiro, definindo número de servidores na área. O objetivo é regulamentar o assunto, a exemplo da Resolução nº 90, editada pelo Conselho Nacional de Justiça. No encontro foi acertado a data da próxima Mostra, A IV Mostra de Tecnologia do MP, em 2014, já tem local definido: será em Salvador/BA. A partir da próxima edição, o evento será organizado pelo CPTI, a pedido da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.