Na manhã desta quarta (10), o Promotor de Justiça da Fazenda Pública, Fernando Santos, conduziu audiência reunindo diversos órgãos municipais, estaduais e federais – objetivando a criação do Fórum Permanente de Proteção e Defesa Civil e do Plano de Emergência de Convivência com a Seca.

A iniciativa do promotor Fernando Santos busca debater e trocar experiências entre os órgãos mas, sobretudo, pretende agilizar soluções práticas pra garantir um bem que todos já deveriam ter acesso: a água. Assim, foram reunidos Francisco Alexandre de Paiva Forte, Procurador da República no Município de Picos, SEMAR-PI, SESAPI, SDR-PI, AGESPISA, UESPI (Prex), OAB-PI, CONAB-PI, FETAG, CPT-PI, DNOCS-PI, ASA Brasil, R2 Comunicação, 25º Batalhão de Comando, ABMEPI, APPM-PI, Secretaria Municipal e Agricultura, Fórum Piauiense de Educação do Campo, CÁRITAS Diocesana e o SINDJOR-PI.

 Durante a reunião, decidiu-se que será realizada um nova audiência no dia 01 de agosto, no Ministério Público do Estado do Piauí, para tratar exclusivamente sobre a água. Na ocasião, cada órgão apresentará o quadro completo com atividades de acesso à infraestratutra hídrica. Também será realizada uma reunião com a Bancada Federal e Estadual que ocorrerá no dia 19 de agosto, e agendamento com a SEDUC para tratar do abastecimento d’água nas escolas do semi-árido piauiense. Os resultados desses encaminhamentos serão tratados em nova audiência pública a ser realizadano dia 13 de setembro,na cidade de Picos (PI).