Comunidades compareceram massivamente

O Ministério Público promoveu um ciclo de palestras e debates na última sexta-feira (09/08), com o tema “Orçamento Público: Democracia, Transparência e Políticas Públicas Prioritárias”. O evento foi idealizado pela Promotora de Justiça Leida Maria Oliveira Diniz, que atua perante os Feitos da Fazenda Pública. Pela manhã, representantes de comunidades, da Prefeitura do Município e do Governo do Estado se manifestaram sobre o orçamento participativo, durante uma audiência pública. Os debates foram enriquecidos pelas apresentações de duas professoras convidadas: Lucineide Medeiros, da Universidade Estadual do Piauí; e Maria Goretti Dal Bosco, da Universidade Federal de Goiás.

Leida Diniz, titular da 35ª Promotoria de Justiça de Teresina, conduziu os trabalhos

Depois das exposições, todos os presentes puderam se manifestar durante as rodadas de debates. A pôde falar sobre as suas aflições e questionamentos, cobrando a efetiva atuação do Poder Público. Foi concedido espaço para estudantes, conselheiros tutelares, moradores de comunidades carentes… A equipe da 35ª Promotoria de Justiça de Teresina registrou as manifestações e deve conduzir os encaminhamentos necessários para responder às demandas da sociedade.

À tarde, Maria Goretti Dal Bosco palestrou sobre o “Controle Social do Orçamento Público – Limites da discricionariedade do gestor na elaboração e implementação de políticas públicas”. Dal Bosco, que é pós-doutora em Direito pela  Università degli Studi Roma Tre, discorreu sobre os diversos instrumentos que os cidadãos utilizar para participar ativamente do controle de recursos públicos e da formulação de políticas públicas. A palestrante falou, inclusive, sobre a importância do Ministério Público enquanto facilitador desse processo, já que, de acordo com ela, “é a instituição mais próxima e mais acessível à sociedade”.

Maria Goretti Dal Bosco é Mestre em Direito Público pela UNESP, Doutora em Direito pela UFSC e Pós-Doutora pela Università degli Studi Roma Tre. Professora da UFG.

O evento integrou ainda a programação do curso de formação dos dezesseis Promotores de Justiça Substitutos, que acompanharam as atividades durante todo o dia. No final, houve um momento de interação entre os novos membros do Ministério Público e a palestrante.
Momento de confraternização entre a professora Maria Goretti Dal Bosco, a Promotora de Justiça Leida Diniz, os Promotores de Justiça Substitutos, servidores da 35ª Promotoria de Justiça e um membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente