O Ministério Público do Piauí participou do I Encontro Educação e Gênero, promovido pela Universidade Federal do Piauí e pela Universidade Estadual do Piauí, nos dias 02 e 03 de setembro. O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, coordenador do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), tomou parte dos debates e mesas redondas. O representante do Ministério Público se fez acompanhar pela psicóloga Cynara Veras, da equipe multidisciplinar do NUPEVID.
O objetivo do evento era socializar conhecimentos e práticas socioeducativas sobre educação e relações entre homens e mulheres, oportunizando momentos de reflexão e debate para os pesquisadores da temática educação, gênero e assuntos afins.
A equipe do NUPEVID discorreu sobre as experiências vivenciadas e assistidas pelos profissionais que lidam com mulheres vítimas de violência. “A violência doméstica contra a mulher tem raízes profundas. Somente com a educação e com a mudança de concepções machistas que estão arraigadas em nossa sociedade, nós poderemos mudar esse quadro, promovendo a igualdade de gênero em todos os aspectos. Precisamos resgatar a cidadania das mulheres que foram subjugadas por essas ideias machistas”, opinou Francisco de Jesus.
A programação do encontro contou ainda com palestras, mesas de debate, lançamento de livros, apresentações musicais e comunicações orais sobre pesquisas e relatos de experiências, eixos temáticos e submissão de trabalhos.