O Dia Nacional do Trânsito é comemorado hoje, 25 de setembro. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupo, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
Todo cidadão tem o dever de garantir um tráfego seguro para a população. Embora existam órgãos responsáveis pela segurança do trânsito, como o DETRAN, CONTRAN e outros, cada pedestre, motorista, ciclista deve guiar seguindo as normas que garantam que muitas vidas sejam poupadas.
Não dirigir alcoolizado, não falar ao celular ou mandar mensagens de texto, respeitar a faixa de pedestres e as demais sinalizações, não ultrapassar o limite de velocidade – são atitudes que podem salvar a sua vida e a das pessoas que estão à sua volta.
A campanha “O Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida” foi lançada em setembro de 2011. Desde então vários Promotores de Justiça dispuseram-se a divulgá-la em seus municípios de atuação. O trabalho do Ministério Público, além de pautar-se na educação e na sensibilização da comunidade, abrange a fiscalização, que possibilita a repressão de crimes e infrações e a punição dos responsáveis. Os Promotores de Justiça também têm articulado audiências com a população e prefeitos para celebrar acordos que resultem na municipalização do trânsito.