O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, foi criado em 1943, com o objetivo de homenagear os funcionários da máquina administrativa brasileira. A Procuradoria-Geral de Justiça aproveitou a oportunidade para oferecer uma programação especial aos servidores do Ministério Público, durante as comemorações promovidas ontem (29/10). O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro foi o responsável pela condução da abertura solene do evento, lembrando que os servidores são peças fundamentais para o fortalecimento da instituição. A solenidade também foi prestigiada pela Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, Diretora-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), unidade administrativa que planejou e coordenou as atividades. O Sindicato dos Servidores do Ministério Público foi representado pelo seu presidente, José Anchieta Nery, que transmitiu vários informes importantes ao público e disponibilizou brindes para sorteio entre os participantes.
A programação contou com atividades desenvolvidas pela educadora física Diana Carvalho, que animou os presentes com uma aula de ginástica laboral, demonstrando a importância da atividade física no dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho.
A Delegada de Polícia Eugênia Villa palestrou para os servidores do Ministério Público sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho. Eugênia Villa demonstrou, através de sua experiência na polícia, como o estresse pode atrapalhar o cotidiano do trabalhador. “O problema deve ser observado com atenção e adequadamente tratado”, disse ela.
A Procuradora do Trabalho Maria Elena Moreira Rêgo falou sobre assédio moral. Em sua explanação, ela discriminou os tipos de assédio e métodos de identificação, enumerando também os canais de ajuda, combate e prevenção.
Os participantes contaram ainda com dinâmicas de integração, brindes, sorteios e prêmios. Os servidores Márcio Douglas Pereira, Alcivan Marques e Benilda Rodrigues foram os três contemplados pelo concurso de fotografia “Além de servidor do Ministério Público, eu sou…”. O dia terminou com show de talentos conduzido por servidores que também trabalham como músicos. Matheus Targa, João Victor Rolim, Elis Marina, Thiago E, Milton Almeida e Márcio Douglas foram muito aplaudidos pelos colegas durante a apresentação.
“Tivemos uma ótima oportunidade para interagir com os colegas. Eventos como esse lembram que o trabalho do servidor público deve ser valorizado todos os dias˜, declarou Danielle Dantas, servidora da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos.