A Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí e o HEMOPI (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) firmaram a parceria que viabilizou doação de sangue e cadastro no registro nacional de doadores de medula, atividades realizadas ontem (10/12). Vários servidores do Ministério Público compareceram ao auditório da PGJ, como voluntários, para participar da atividade. A coleta de sangue vem sendo promovida anualmente, como parte da programação da camapnha de Natal “Amar também é agir”.
“A campanha de natal do MP-PI é baseada na ação. Mais importante que falar é agir, e um pequeno ato de solidariedade pode fazer a diferença na vida de alguém”, disse a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. “O sangue doado pode ser a diferença entre alguém viver ou não. É de graça e toma apenas alguns minutos do tempo. Muitas pessoas podem ser salvas, graças a uma doação. Por isso, promovemos essa atividade para estimular nossos membros, servidores e estagiários a ajudar as pessoas”, explica ela.
O servidor Márcio Mota, engenheiro eletricista do Ministério Público, doou sangue pela primeira vez ontem. Ele garante que a experiência foi muito boa. “Iniciativas como essas nos alertam para a necessidade dos outros, além de sensibilizar e abrir o nosso coração”, disse ele. Depois da primeira doação, Márcio Mota afirmou que se sentiu incentivado a se tornar um doador regular.
Além dele, muitos outros servidores e estagiários se voluntariaram, doado sangue pela primeira vez ou aproveitando a oportunidade para reafirmar esse compromisso. O estagiário Laécio Araújo, por exemplo, já era doador. Ele relatou que todos os seus colegas de trabalho se organizaram para doar. “O que nos motivou a ir foi a vontade de ajudar o próximo”, disse.
Confira as fotos!