Ontem (30/01), o Ministério Público do Estado do Piauí comemorou a consolidação de uma grande conquista: a inauguração da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de União, primeiro prédio inteiramente construído com os recursos da instituição, e com projetos elaborados e fiscalizados por servidores do Ministério Público. A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, expressou sua alegria na cerimônia realizada dentro das novas estruturas, perante vários representantes das comunidades de União. “Há uma nova instituição crescendo e amadurecendo, com novo fisionomia, novo tratamento constitucional, novas funções, com prerrogativas e vedações. Uma nova instituição que deseja cada dia mais ser reconhecida como autônoma, independente e livre para, de forma imparcial, defender os anseios da sociedade. Entrego pois, a vocês, cidadãos da comarca de União, este prédio que deve ser, para todo o sempre, uma casa do Ministério Público para o povo desta comunidade”, disse ela, emocionada.
Emocionados também ficaram os familiares da Promotora de Justiça Teresinha de Jesus de Carvalho Luz, cujo nome foi eleito para o batismo do prédio. Toda a família se deslocou até a cidade de União para assistir à solenidade. Uma das filhas de Teresinha de Jesus, Luziene de Carvalho Luz, fez um discurso sobre a trajetória de sua mãe, que atuou como representante do Ministério Público em União no ano de 1985, e desde então é lembrada como uma aguerrida Promotora de Justiça.
Os Promotores de Justiça de União estavam particularmente felizes com a nova sede. Gianny Vieira de Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça, falou em nome dos colegas José Marques Lages Neto e Janaína Rose Ribeiro Aguiar. Gianny Vieira agradeceu à Procuradoria-Geral de Justiça pela iniciativa de construção da sede, ressaltando que a partir de agora todos poderão trabalhar com maior eficiência, prestando um melhor atendimento ao público. E é verdade: a nova sede é ampla, possui recepção, sala de reuniões, gabinetes, sala para servidores e estagiários, copa e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência. Todos os ambientes já foram equipados com computadores, móveis e condicionadores de ar, tudo adquirido através de procedimentos licitatórios.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, também prestigiou a cerimônia. Ele lembrou a todos que, há poucos anos, os Promotores de Justiça sofriam muito com a falta de equipamento, com instalações precárias e sem servidores. “Atualmente, mesmo com as dificuldades ainda impostas pela escassez de recursos, a administração do Ministério Público tem conseguido investir em estrutura, valorizando cada centavo que pertence à instituição. Tudo isso para oferecer um serviço de excelência à sociedade, que é a destinatária final de todo o nosso trabalho”, disse ele.
Também marcou presença o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, que elogiou os Promotores de Justiça da comarca pela abnegação e pelo trabalho eficaz.
O Prefeito do Município de União, Gustavo Medeiros, ajudou a Procuradora-Geral de Justiça a descerrar a placa inaugural e a fazer o desenlance da fita simbólica. Foi a Prefeitura de União, aliás, que doou o terreno para que o Ministério Público construísse a sede das Promotorias de Justiça. “Eu entendo que os Promotores de Justiça são nossos parceiros, porque diariamente a classe política se defronta com as mais diversificadas demandas sociais, e é bom sempre ter o Ministério Público por perto para lembrar e nos auxiliar a fazer o nosso melhor pelos que mais precisam”, declarou o prefeito.
A solenidade foi prestigiada por várias personalidades locais, entre vereadores, o prefeito da cidade vizinha de Lagoa Alegre, membros dos Conselhos Tutelares, servidores do Cartório Eleitoral, membros do Batalhão da Polícia Militar e outros convidados, além de Procuradores de Justiça que foram até a União especialmente para presenciar esse momento histórico para o Ministério Público.