O Ministério Público do Estado do Piauí tem participado ativamente dos eventos de capacitação e integração promovidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público e por outras instituições. O objetivo é trazer boas práticas para o estado, através do diálogo com todas as outras unidades do Ministério Público Brasileiro. Membros e servidores do MP/PI estão tendo a oportunidade de trocar experiências e recolher sugestões para atuação, bem como de apresentar os projetos que já estão sendo desenvolvidos pela Procuradoria-Geral de Justiça no Piauí.
O último encontro de caráter nacional foi a 1ª Reunião Integrada do Fórum Nacional de Gestão e de comitês, realizada em Brasília. As linhas de trabalho contemplaram as áreas de gestão administrativa, comunicação social, tecnologia da informação e segurança institucional, dentre outros temas.
O evento reuniu aproximadamente 120 integrantes do MP brasileiro, entre membros e servidores, e foi coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP. A delegação do Piauí foi composta pela Assessora de Planejamento e Gestão do MP/PI, Flávia Castro, a Controlador Interno da instituição, Sérgio Silva, a Coordenadora de Comunicação Social, Shaianna Araújo, o Assessor para Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Maciel, além dos servidores Elaine Burity e José rodrigues Neto, ambos vinculados à Assessoria de Planejamento e Gestão.
O objetivo do encontro foi promover estudos, coordenar atividades e fixar políticas e padrões com a troca e o compartilhamento de ideias e experiências dos MP’s em diferentes áreas do conhecimento. Esta foi a primeira reunião realizada com o formato no qual as atividades, iniciativas e projetos do Fórum e dos Comitês foram compartilhados entre todos os participantes.
O FNG e os respectivos comitês se reuniram para discutir a formação de grupos de trabalho (GT’s), a implantação de assuntos, a criação de projetos e a definição dos prazos e dos produtos a serem entregues nos próximos dois anos. Após essas reuniões, cada um dos Comitês, por meio dos GT’s formados, apresentou a todos os participantes as iniciativas deliberadas. As conclusões apresentadas foram ajustadas coletivamente, sob a coordenação do FNG, e relatadas nas deliberações finais.
O conselheiro Cláudio Portala aproveitou a oportunidade e apresentou a 3º Fase do Planejamento Estratégico Nacional (PEN), lançada no final, denominada “Ação Nacional – Multiplicando Estratégias”. Cláudio Portela explicou que nesta etapa, foram estipuladas 18 ações nacionais, que serão implementadas com base em projetos nacionais construídos e adotados pelas unidades do Ministério Público. A procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, marcou presença no lançamento da Ação Nacional, garantindo a execução de projetos que resultarão em melhorias para as comunidades piauienses.