Eleitores votaram pela nova composição do Conselho Tutelar de Jatobá do Piauí

 

No último domingo, 27, foi realizada a Eleição do Conselho Tutelar da cidade de Jatobá do Piauí, termo judiciário de Campo Maior. A eleição foi fiscalizada pelo Ministério Público Estadual, por meio do Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Campo Maior, Cezário Cavalcante Neto,  e com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, através do  Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ). O centro de apoio enviou os servidores  José Claudeir Batista Alcântara, assessor especial do CAODIJ, Fernanda Hilka de Brito Coutinho, oficial de gabinete, e Maria Luísa da Silva Lima, assistente social.

Equipe do Ministério Público acompanhou as atividades

A  eleição do Conselho   Tutelar de Jatobá do Piauí mostrou a força da democracia e da participação popular, sendo que compareceram  às urnas 1650 eleitores daquele município, equivalente a mais de 30% do eleitorado, que escolheram cinco conselheiros tutelares para atuar no município. A eleição contou  com o apoio do TRE, que cedeu as urnas eletrônicas e capacitou os mesários, bem como com da Polícia Militar do Piauí, que garantiu a presença de dois policiais em cada local de votação.

População participou massivamente

A eleição do Conselho Tutelar de  Jatobá do Piauí foi realizada após o ajuizamento, por parte do Ministério Público, de ação civil pública, que pediu a declaração incidental de constitucionalidade de Lei Municipal que prorrogava o mandato dos conselheiros tutelares do município, garantindo-se o direito de a sociedade escolher a sua representação nesse importante órgão de defesa da infância e da juventude. 

O Ministério Público Estadual está incentivando, em todos os municípios, o fortalecimento dos órgãos de controle social. Esse trabalho foi maximizado com a Caravana do Ministério Público, promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça ano passado.

Confira o resultado das eleições abaixo.