O Ministério Público do Estado do Piauí promoveu hoje (09/05) um Ato em Homenagem às Mães, que tinha como objetivo valorizar as Procuradoras de Justiça, Promotoras de Justiça, servidoras e estagiárias que exercem esse louvável papel. O evento foi aberto pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, que também é mãe. “O Ministério Publico luta sempre, em toda a sua atuação, pela vida. De fato, quando atuamos em favor do meio ambiente, estamos atuando em favor da vida. Quando atuamos em favor dos idosos, das pessoas com deficiência, das crianças, dos adolescentes, estamos atuando pela vida. Quando estamos a defender a sociedade nos Tribunais do Júri, atuamos levantando a bandeira da vida. Quando voltamos nossos olhos à saúde pública, estamos preocupados com a vida. Quando brigamos por uma educação de melhor qualidade, queremos que a vida daquelas pessoas que frequentam às unidades escolares seja melhor. Enfim, a bandeira do Ministério Público é a vida e a vida em abundância, com qualidade, para todos. Como então não reconhecer a semelhança de nossa instituição com todas nós mães? A mãe está sempre a lutar pela vida”, declarou ela, durante o seu discurso.

A programação seguiu com palestra sobre a saúde da mulher, com ênfase na importância do autocuidado. A enfermeira Caroline Neves de Sá falou sobra a necessidade da execução de exames preventivos para evitar o desenvolvimento de doenças graves, como câncer de mama, câncer do colo do útero e o HPV, dentre outras. A apresentação foi viabializada através do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Em seguida, as equipes do SENAC comandaram um momento de beleza, oferecendo serviços de maquiagem, limpeza de pele, avaliação facial e manicure. Todas as mães e convidadas que participaram ficaram muito felizes com a atividade. “Está tudo muito bom. Esse tipo de iniciativa é importante para a integração entre as mães e para a valorização do corpo funcional”, declarou a servidora Adriana Ximenes, que é mãe de Luciana, de treze anos. Já a servidora Fernanda Coutinho, que é mãe de Alice, falou um pouco sobre os diferentes papéis que as mães devem cumprir na atualidade. “Mesmo com o aumento dos níveis de independência feminina, com as mulheres trabalhando fora de casa, nossas atribuições como mãe e mulher não mudaram. Temos que nos desdobrar, mas isso é bom. Minha filha tem apenas dois anos, mas já se espelha em mim e sempre  fala comigo com orgulho quando eu chego do trabalho”, disse ela, emocionada.


As atividades se estenderam até o final da manhã, e muitas mães tiveram a oportunidade de participar. Todas ficaram muito felizes.

O Ministério Público do Estado do Piauí deseja a todos um ótimo Dia das Mães, repleto de bons sentimentos.