O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Luís Francisco Ribeiro, recebeu um grupo de estudantes de Direito na manhã de hoje (13/05). O Procurador-Geral se prontificou a falar sobre o funcionamento de todos os órgãos do Ministério Público Estadual e sobre os projetos que a instituição está desenvolvendo. “É muito importante a manutenção do contato direto com a comunidade, especialmente no atendimento aos grupos acadêmicos. O Ministério Público é totalmente acessível às pessoas, até porque um dos nossos valores institucionais é a transparência. Também é gratificante saber que estamos contribuindo com a formação profissional desses alunos. Pelo que pude constatar, muitos dos estudantes que visitam a instituição desenvolvem o desejo de seguir a carreira de Promotor de Justiça”, declarou o Procurador-Geral, ressaltando que o Ministério Público está totalmente disponível para receber visitas orientadas. “Apoiamos totalmente a iniciativa dos professores que levam seus alunos a pesquisar sobre o funcionamento e o espírito de cada instituição”, continuou.
A Assessora de Planejamento e Gestão do MP/PI, Flávia Castro, mostrou às visitantes todas as campanhas educativas promovidas pela Procuradoria-Geral de Justiça. São vários projetos em execução, que abrangem diversas áreas de interesse social: a cultura da paz no trânsito, o combate à corrupção, a repressão à violências nas escolas para prevenção de homicídos, a inserção de conceitos de cidadania durante a educação infantil e muitas outras vertentes.
A estudante Marinne Tupinambá ficou impressionada com o trabalho que conheceu hoje. “Não pensávamos que o Ministério Público fosse tão acessível. Chegamos aqui e fomos rapidamente atendidas pelo chefe da instituição. Também foi muito bom saber que são executados projetos educativos, voltados para a prevenção. É a prova de que o MP assumiu completamente o perfil de defensor dos interesses da coletividade, ampliando seu leque de atuação”, disse ela.
O Ministério Público Estadual está desenvolvendo um programa de visitação de estudantes, para aumentar o contato direto com a sociedade, sempre fundamentado no princípio da transparência e com o intuito de colaborar com a formação dos estudantes.