As obras da sede do Ministério Público do Estado do Piauí em Oeiras já foram iniciadas. No início desta semana, a equipe da construtora que venceu a licitação começou os preparativos. O prédio abrigará as Promotorias de Justiça da comarca, e deve ser entregue em dezembro deste ano. A construção de mais uma sede própria, integralmente construída com recursos do Ministério Público, é uma grande conquista para instituição, pois garante o oferecimento de melhores condições de trabalho aos membros, servidores e estagiários, que por sua vez poderão prestar um serviço de excelência para a população.
Todos os projetos referentes à nova sede foram elaborados por servidores da instituição, que conta com uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais de arquitetura, engenharia civil, engenharia elétrica e contabilidade, dentre outras especialidades. Os prédios contarão com espaços adequados para reuniões, gabinetes equipados para os Promotores de Justiça, recepção para atendimento ao público e ambientes completamente acessíveis a todos os cidadãos. Também já está em andamento a construção de sedes novas, com estes mesmos parâmetros, em vários outros municípios.
Todos os gastos envolvidos na construção das sedes próprias são continuamente controlados pelas unidades administrativas responsáveis, que atuam dentro do que foi definido para a programação financeira, que por sua vez foi elaborada com base em estudos detalhados sobre as necessidades do Ministério Público. As despesas efetuadas sempre são precedidas de licitação, com a observância aos mais rigorosos ritos determinados pela legislação.