Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima durante apresentação dos projetos do NUPEVID

Uma equipe do Ministério Público do Estado do Piauí participou da III Reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), realizado em Manaus (AM). A comitiva foi formada pelos representantes do MP/PI nas áreas da saúde (Cláudia Seabra), defesa da pessoa com deficiência (Marlúcia Evaristo), no combate ao crime (Luzijones Façanha) e na defesa da infância (Glécio Setúbal). O Núcleo das Promtorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) foi representado pelo Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima e pela psicóloga Cynara Veras. Os dois apresentaram aos Promotores da Comissão Nacional Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher – COPEVID os projetos de prevenção à violência contra mulher desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí.

Os projetos apresentados foram: LABORATÓRIO MARIA PENHA, LEI MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS e INTERIORIZAÇÃO D LEI MARIA DA PENHA.

Para o Coordenador do NUPEVID/MPPI, Promotor Francisco de Jesus Lima, os projetos apresentados são preventivos no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e servirão para desencadear ações conjuntas e de âmbito nacional nos Ministérios Públicos Brasileiros.

Na avaliação da Psicóloga Cynara Veras, a prevenção, o trabalho das equipes multidisciplinares e a formação de multiplicadores são os caminhos no enfrentamento à violência contra mulher.

A Coordenadora da COPEVID, Promotora Márcia Teixeira (MP/BA), disponibilizou os projetos aos promotores, para adaptações e execução em seus Estados.