O Ministério Público do Estado do Piauí, através do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, convidou o conceituado urologista Pablo Aloisio Lima Mattos para conduzir uma palestra sobre o câncer de próstata, com ênfase na prevenção e nos sintomas. A atividade está incluída no plano da Procuradoria-Geral de Justiça para a campanha Novembro Azul, que desde 2003 contribui para a conscientização de homens no mundo todo. O movimento surgiu na Austrália, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado  em 17 de novembro. A palestra será realizada na próxima sexta-feira (21/11), às 7h30, no auditório da sede da PGJ. Será um momento especial, durante o qual todos os participantes poderão esclarecer suas dúvidas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

 

 Considerando esses dados e a necessidade de desconstrução da ideia de que a doença é uma ameaça distante, que não merece preocupações precoces, a Procuradoria-Geral promove a palestra com o objetivo de disseminar informações entre os Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, servidores e estagiários, que certamente atuarão como agentes multiplicadores no núcleo familiar e comunitário em que vivem.