O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, representou o Ministério Público do Estado do Piauí durante a 1ª Reunião do Gabinete de Gestão Integrada, em que órgãos e instituições ligados à segurança pública discutiram informações relativas à criminalidade no Piauí. Os dados foram apresentados à Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que veio ao estado em nome do Ministério da Justiça. Várias autoridades participaram da reunião, realizada na tarde de ontem (12/01), na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol). O objetivo das discussões era definir estratégias de atuação conjunta para minimizar os índices, sobretudo, de homicídios e de assaltos em Teresina, que vêm crescendo de forma acelerada. A Secretária Estadual de Segurança Pública interina, Eugênia Villa, apresentou estatísticas reveladoras sobre a situação, e o Secretário Estadual de Justiça, Daniel Oliveira, falou sobre o sistema prisional. Além deles, manifestaram apoio à causa representantes do Poder Executivo, da Defensoria Pública, das Forças Armadas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Arquidiocese de Teresina e dos movimentos sociais, dentre outras organizações.

Durante a reunião, o Subprocurador-Geral declarou que, apesar do quadro crítico que se verifica na segurança, todas as instituições envolvidas estão dispostas a trabalhar intensamente para controlar o problema. “Vejo que estão todos unidos para que possamos fazer um esforço concentrado. Tenho a consciência de que vamos dominar a situação, porque todas as autoridades estão muito interessadas. O certo é que não podemos mais conviver com essas situação caótica. O Ministério Público tem diversas sugestões para apresentar a esta equipe”, disse ele.

O Subprocurador-Geral ao lado da Vice-Governadora do Piauí, Margarete Coelho, da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, da Vice-presidente da OAB Piauí, Eduarda Miranda, e da Secretária Estadual de Segurança interina, Eugênia Villa