A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí publicou hoje (15) um relatório estatístico referente ao primeiro semestre de 2020. O relatório reúne informações sobre o atendimento prestado ao cidadão, os canais de comunicação disponibilizados e as principais demandas apresentadas.
“No contexto da pandemia, e com a necessária suspensão das atividades presenciais nos órgãos e unidades do Ministério Público, aumentou a importância da Ouvidoria como principal interface de contato com o cidadão”, destaca a procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, ouvidora do MPPI. “Para atender à crescente demanda e facilitar o acesso aos nossos serviços, criamos ferramentas inovadoras e agilizamos o atendimento. Estamos divulgando relatórios periódicos de atuação, pois a sociedade precisa saber que o MPPI está sempre presente para ouvi-la. Os relatórios também funcionam como parâmetro para identificação das áreas e assuntos que são mencionadas de forma mais recorrente nas manifestações, permitindo que a instituição e os demais serviços públicos direcionem melhor seus trabalhos”, pontua.
O relatório publicado mostra que foram registradas 2.316 manifestações na Ouvidoria do MPPI, de janeiro a junho de 2020. Em comparação com o mesmo período de 2019, a procura pelo órgão aumentou 79,5%. Destaca-se, como recurso favorito da população, o chat via WhatsApp, que recebeu 28% do total de contatos. O dado é ainda mais representativo porque essa ferramenta foi implementada em meados de março, quando começaram a vigorar as medidas de distanciamento social. O aplicativo MPPI Cidadão e o formulário eletrônico disponível no site institucional empataram e ocupam a segunda posição entre os canais mais acionados, com 23% de participação cada. Em seguida, vêm o aplicativo MPPI Covid-19 e as linhas telefônicas.
As reclamações relativas a assuntos que podem ser objeto de intervenção do MP correspondem a 61% do total de manifestações. Os temas mais recorrentes são a defesa dos direitos dos consumidores (661 demandas) e os serviços públicos de saúde (304 demandas).
Confira o texto integral do relatório no arquivo anexo.
A Ouvidoria é o meio mais prático para contato com o Ministério Público. Os números de telefone para ligações e envio de mensagens via WhatsApp são: (86) 9 8134 9773 e (86) 9 8124 1603. O aplicativo MPPI Cidadão está disponível na Play Store (smartphones Android) e na App Store (iOS). Se preferir acessar o formulário no site, basta clicar aqui. Já o aplicativo MPPI Covid-19, destinado ao recebimento de informações sobre a atuação dos órgãos públicos no combate ao novo coronavírus, pode ser acessado no endereço www.mppi.mp.br/covid. A Ouvidoria também presta atendimento por e-mail; basta enviar sua mensagem para ouvidoria@mppi.mp.br.