Durante reunião, realizada por videoconferência, foi tratado sobre a necessidade de implantação de um protocolo de testagem periódica para os profissionais de saúde. A proposta, que foi aceita pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), se justifica pela insuficiência de pessoal na rede pública de saúde e o alto índice de contaminação dos existentes. Entre os dados divulgados essa semana, três médicos morreram no Piauí em decorrência do novo coronavírus.
“Precisamos preservar a vida de quem se arrisca pelo bem da população, os profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia. Não há, ainda, estudos científicos conclusivos sobre a incidência da carga viral como fator determinante para o maior número de óbitos entre os profissionais, mas este deve ser um indicador notório”, afirma a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Cláudia Seabra.
Dessa forma, a implantação de uma política de testagem periódica deve ser pauta prioritária dos gestores. Em outros Estados e municípios, essa já está sendo feito.
A FMS levará a proposta ao Centro de Operações de Emergência (COE) para deliberação.
MPPI propõe implantação de protocolo de testagem periódica para os profissionais de saúde durante reunião do Comitê de Saúde

18/07/2020
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
(86) 2222-8051 (telefone e WhatsApp)
imprensa@mppi.mp.br