O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estadual (CEAF) celebrou parceria com o Ministério da Justiça para trazer ao Piauí as palestras do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O curso teve início na manhã de hoje (24/03), com uma cerimônia de abertura conduzida pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro. O Ministério da Justiça se fez representar pelo palestrante Ricardo Saadi, Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.

Para o Subprocurador-Geral de Justiça, encontros como esses muito contribuem para que o Ministério Público fique cada vez mais fortalecido e reafirme o seu papel de vigilante atento no combate à corrupção. “Certo de que as atividades executadas por esse programa são essenciais para que nos aperfeiçoemos e nos capacitemos mais e mais para prestar um serviço de excelência a toda a sociedade, declaro aqui todo meu apoio à causa e desejo que os encaminhamentos produzam muitos resultados positivos”, disse ele.

Também participaram da solenidade de abertura a Diretora-Geral do CEAF, Raquel Costa Normando, a Corregedora-Geral do Ministério Público, Rosangela Loureiro, a Ouvidora do MP/PI, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, Janaína Rose, e o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, além dos quase cem participantes inscritos.

O público foi constituído por Procuradores e Promotores de Justiça, servidores e estagiários do MP/PI, além de autoridades convidadas, como membros da Receita Federal, da Polícia Federal, do Tribunal de Contas do Estado, da Agência Brasileira de Inteligência e da Advocacia-Geral da União, dentre outras instituições.

A programação de palestras foi iniciada com a apresentação sobre o Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos, ministrada pelo próprio Ricardo Saadi. À tarde, os participantes assistirão a duas palestras conduzidas pelo Advogado da União Renato Dantas de Araújo, que falará sobre improbidade administrativa e prevenção da corrupção. A programação inclui ainda temas como a fiscalização de licitações e contratos públicos, investigação financeira e delitos cibernéticos.

O curso se estenderá até a próxima quinta-feira (26/03). Confira a programação completa no anexo.