Na manhã desta terça-feira, no Palácio de Karnak, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo esteve presente na assinatura da lei que possibilita o acesso de pessoas com deficiência a eventos culturais do Estado do Piauí. O Governador do Estado, Wellington Dias, assinou a lei em solenidade com a presença do secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – Seid, Mauro Eduardo, a secretária de Educação, Rejane Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, a presidente da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA, Aldine Mesquita, entre outras autoridades.
A lei garante entrada gratuita a pessoas com deficiência física e intelectual em casas de espetáculo, cinemas, teatros e estádios de futebol, ginásios e locais similares. Tem direito ao benefício pessoas com renda familiar de até um salário mínimo, e que tenham a carteira do Passe Livre.
A carteira do Passe Livre Cultura deverá ser requerida na Seid através de formulário próprio a ser preenchido assinado pelo interessado, procurador, tutor ou curador. Pode ser solicitado nos centros de referência da Assistência Social dos municípios, nas secretarias municipais de Assistência Social em Teresina, na Secretaria de Assistência Social do Estado – Sasc ou através do site da Seid.
Na solenidade também foi feita uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Muitos dos presentes estavam vestidos de azul, em referência a cor que representa o autismo.