No último domingo (12/04), o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso (CAODPCDI) completou 10 anos de funcionamento. O centro, que é um órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, foi criado pelo Ato PGJ nº 015/2005.
Nesses 10 anos, o CAODPCDI contribuiu para divulgar e defender os direitos dos dois segmentos que fazem parte de suas atribuições: pessoas com deficiência e pessoas idosas.
Criado inicialmente como órgão de defesa, apenas, das pessoas com deficiência, posteriormente passou a atuar na defesa das pessoas idosas, contribuindo sobremaneira para a redução da violência e da discriminação, educando para a conscientização dos direitos inerentes ao idoso e à pessoa com deficiência, acompanhando a atuação dos Conselhos de Direitos de ambos os segmentos, ministrando palestras e fazendo o acompanhamento legislativo dos projetos de interesse das pessoas idosas e das pessoas com deficiência.
Segundo a Coordenadora do CAODPCDI, Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, a maior contribuição do órgão foi a quebra, junto à sociedade, da barreira atitudinal em relação às pessoas idosas e com deficiência, que passaram a ter seus direitos defendidos de forma mais enfática pelos membros do Ministério Público do Piauí.