O Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) irá assinar um termo de cooperação técnica com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) e com a Secretaria Municipal da Juventude de Teresina (SEMJUV) com o objetivo de trabalhar, junto ao público jovem, ações de prevenção à violência contra mulheres com faixa etária entre 15 e 29 anos.


A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (26) na sede do Nupevid. Os órgãos parceiros apresentaram suas estratégias de mobilização dos jovens e como a temática de prevenção à violência contra a mulher jovem deverá ser conduzida.


De acordo com a promotora de justiça Maria do Amparo de Sousa Paz, coordenadora do Núcleo, é fundamental investir nos jovens para que eles se tornem multiplicadores da mensagem de prevenção à violência contra mulheres.


“A parceria técnica entre os órgãos traz a possibilidade de um diálogo aproximado com os jovens, colaborando para que, além de protagonistas da discussão, eles se tornem multiplicadores do enfrentamento, à violência contra a mulher. Esta temática será introduzida com os grupos de jovens já orientados pela Secretaria Municipal de Juventude. A segunda etapa será a criação de um novo grupo, que trabalhará, através da linguagem jovem e das artes, a prevenção à violência contra mulheres jovens”, reforça Amparo Paz.


O secretário municipal de Juventude, Allan Cronemberger, acredita que a parceria trará resultados positivos. “Atualmente, já trabalhamos com grupos de jovens em regiões de vulnerabilidade social, como por exemplo, os bairros Dirceu Arcoverde, Promorar e Santa Maria da Codipi. Estes grupos participam de oficinas de dança, teatro, fotografia, rádio, grafite, hip hop e apresentam através destas artes, temas de interesse da juventude”, explica. 


Além de envolver os jovens em discussões que poderão mudar a realidade social em que estão inseridos, o projeto, que visa a ter ampla abrangência social, também premiará os jovens participantes. 


Para Francisca Lima, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a parceria entre os órgãos abre uma nova frente de ações e coloca os jovens como protagonistas da mudança social de suas comunidades. O termo de cooperação técnica deverá assinado nos próximos dias.