A eleição para Procurador-Geral de Justiça ocorreu hoje (12) na sede do Ministério Público do Estado do Piauí, no auditório Procuradora Iolanda Carvalho. Os três candidatos mais votados compõem a lista, são eles:
Cláudia Seabra, com 91 votos – promotora de Justiça titular da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde;
Elói Pereira, com 78 votos – promotor de Justiça titular da 48ª Promotoria de Justiça de Teresina;
Cleandro Moura, com 70 votos – promotor de Justiça titular da 36ª Promotoria de Justiça de Teresina e Chefe de Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça.
Houve empate no número de votos entre os candidatos Cleandro moura e Eny Marcos, ambos com 70 votos. O primeiro critério de desempate utilizado foi o tempo na carreira ministerial, no qual também houve empate. Sendo assim, o segundo critério, de tempo de serviço público estadual, foi utilizado para definir a lista tríplice.
Os outros dois candidatos que também colocaram seu nome à disposição dos eleitores foram o procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro, que obteve 64 votos e o promotor de Justiça Maurício Souza, com 26 votos.
Compareceram à votação todos os 166 membros ativos do Ministério Público. Cada um pôde votar em até 3 candidatos, entre 9h e 15h. O pleito ocorreu de forma tranquila, sem nenhum incidente. A lista tríplice será encaminhada ao Governador do Estado, Wellington Dias, que deve escolher um dos nomes para ser o próximo Procurador-Geral de Justiça no biêno 2015-2017.
A votação foi feita através de urna eletrônica cedida pelo TRE, que capacitou os membros da comissão eleitoral para o manuseio. O procurador de Justiça e presidente da comissão, Antônio de Pádua Ferreira Linhares, falou a respeito do pleito: “O processo aconteceu tranquilamente. O que mais chamou atenção foi o comparecimento de 100% por cento dos membros para votação, o que nos deixa muito feliz.”
O Procurador-Geral é o chefe máximo do Ministério Público, e tem um mandato de dois anos, podendo ser reconduzido uma vez por período igual mediante nova eleição.