A promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC/MPPI), representou a procuradora-geral de Justiça no evento virtual da de lançamento da cartilha “Mais Mulheres na Política”, da Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres.

A solenidade contou com a participação da Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Britto, e de representantes de diversas instituições com atuação na defesa dos direitos das mulheres, como o próprio Ministério Público, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, o Tribunal Regional Eleitoral, o Observatório Nacional de Candidaturas Femininas e movimentos sociais organizados. Também houve ampla participação de mulheres que exercem cargos eletivos e que trabalham pela inclusão das mulheres no cenário político.

A coordenadora de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, conduziu a abertura. Ela destacou que as mulheres correspondem a 52% do eleitorado brasileiro, mas que só ocupam 15% das vagas eletivas nos poderes Executivo e Legislativo.

Em sua fala, a promotora de Justiça Flávia Gomes parabenizou a Coordenadoria pelo lançamento da cartilha, falando sobre a importância da inclusão das mulheres nas diversas esferas sociais. “É fundamental esse reconhecimento do valor da participação feminina para a construção de uma verdadeira democracia e de uma sociedade de paz. A bandeira do Ministério Público e da procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, é de inclusão. Estamos todas juntas nesse caminho pelo fortalecimento de políticas afirmativas, para as mulheres, para os seus filhos, para a empregabilidade e a cidadania. A participação das mulheres na política se torna um instrumento de prevenção contra todos os tipos de violência a que estamos sujeitas. É uma construção coletiva para que cada vez mais mulheres exerçam plenamente sua cidadania, tanto quanto candidatas quanto como eleitoras conscientes”, pontuou a representante do MPPI.