A Procuradoria-Geral de Justiça está lançando a edição piauiense da revista “Turma da Mônica e o Ministério Público”, produzida em parceria com os Estúdios Maurício de Souza. No dia 09 de julho (quinta-feira), uma equipe de Promotores de Justiça visitará várias escolas da rede pública municipal de Teresina, para distribuir exemplares aos estudantes do ensino fundamental I. A publicação também está sendo enviada às Promotorias de Justiça do interior do Estado, também para divulgação dentro das unidades escolares. A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, fala um pouco mais sobre essa iniciativa.

Qual é o objetivo do Ministério Público ao lançar uma revista voltada para os jovens cidadãos?

Acreditamos que a consciência cívica deve ser estimulada desde cedo. Na revista, os personagens da “Turma da Mônica” são apresentadas a problemas que envolvem a violação de direitos coletivos, ou seja, causas sociais que exigem a atuação dos Poderes Públicos. Usando uma linguagem divertida, a publicação ensina que todos temos que reivindicar pela qualidade dos serviços públicos que nos são assegurados por força da lei. Transmitindo esse pensamento às crianças, formaremos adultos mais atuantes, que contribuirão para o aprimoramento da Administração Pública através do controle social.

E qual o papel do Ministério Público nesse processo?

O Ministério Público, como está expresso na própria revista, é a instituição que faz a defesa dos interesses sociais e coletivos. São colocados exemplos práticos: a defesa do meio ambiente, o combate à corrupção, a defesa da saúde, o direito ao ensino público e o direito do consumidor. Na história, a Turma da Mônica é apresentada a um simpático Promotor de Justiça, que ajuda a todos quando um servidor público tenta cortar ilegalmente as árvores de um parque. O personagem que representa o Ministério Público mostra que investigou o caso, explica o que é improbidade administrativa e ainda estimula as crianças a se preocuparem com seus direitos. Ou seja: ensina que a sociedade pode contar com a instituição para garantir que os cidadãos sejam respeitados.

De que forma os exemplares da revista “Turma da Mônica e o Ministério Público” serão distribuídos?

Designei uma equipe de Promotores de Justiça especialmente para visitar escolas públicas, inicialmente na capital do Piauí, Teresina. Os membros do Ministério Público não irão apenas entregar a revista aos alunos, mas também conversar diretamente com eles sobre o trabalho da instituição. Essa interação é uma forma de estreitar ainda mais os nossos laços com a sociedade, de modo a reafirmar que estamos sempre à disposição de todos os cidadãos. Iniciativas como essa produziram resultados positivos em várias outras ocasiões, pois aproximam o Promotor de Justiça e a comunidade, fazendo com que a escola assuma sua função como um espaço de diálogo, cultura e compartilhamento de experiências entre os diversos atores sociais.

________________

Clique aqui para ter acesso à edição digital da revista. Confira!