O Ministério Público do Piauí transmitiu nesta quarta-feira (14), por meio da plataforma digital Teams, o webinar: “Dados de Plataformas Digitais nas investigações”. O evento foi idealizado por meio de seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A programação temática deste webinar tem a finalidade de promover a capacitação dos membros e servidores de inteligência, investigação do GAECO dos Ministérios Públicos dos Estados do Piauí e Maranhão, bem como os integrantes da Polícia Federal e Polícia Civil.

O webinar foi dividido em duas partes. Na primeira palestra, estiveram dois palestrantes convidados: Dario Campregher Neto, gerente de relacionamento com autoridades em Investigações criminais e Vanessa Macieri Pestana, gerente de relacionamento com autoridades para américa latina no Facebook.

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, participou do evento. “Quero destacar a importância deste momento, sabemos que o Facebook, Uber e Instagram detêm importantes dados que podem na auxiliar nessa missão constitucional que nós temos de investigação. É uma contribuição valorosa que pode ser feita a partir dessa parceria.”, comentou durante a abertura do webinar.

Logo em seguida, teve início a primeira palestra do seminário. Dario Campregher, que tambem é responsável por desenvolver e manter relacionamentos estratégicos com autoridades policiais e órgãos governamentais relacionados aos aplicativos Facebook e Instagram, com foco em segurança na Internet e coalizões setoriais relacionadas no Brasil e outros países da América Latina. Em sua exposição, apresentou o portal de solicitação de informações, orientou como proceder quando for preciso enviar ordens judiciais.

Vanessa Macieri, responsável por desenvolver e manter relacionamentos estratégicos com autoridades policiais e órgãos governamentais relacionados ao aplicativo Whatsapp, mostrou para o público o portal do Whatsapp e como fazer a solicitação de informações através do site do portal “www.whasapp.com/records”.

A segunda palestra do dia, que teve como tema “Dados da Uber nas investigações” foi ministrado pelos participantes Marcello Simões e Leandro Segalla, ambos gerentes de Relações com Autoridades da Persecução Criminal e de Saúde da Uber. “Estamos aqui para fazer a conexão entre Uber e as Agências de Segurança Pública, explicaremos como proceder em caso de emergência. Apesar de nos chamar de empresa de transportes, somos uma empresa de tecnologia voltada para o mundo da mobilidade”. Destaca Marcelo Simões.

Já Leandro Segalla falou sobre a coleta de dados pelo aplicativo Uber e como requisitar os dados. Ele também mencionou os cuidados que a empresa tem tomado em meio a pandemia do novo coronavírus, “temos uma solução pra isso, recebemos dados de motoristas que tiveram contatos com passageiros contaminados, encaminhamos para a autoridade de saúde esse motorista, para ele ser testado e ficar sendo monitorado”.

Terminadas as apresentações, a promotora de Justiça Débora Geane Aguiar Aragão, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) conduziu o momento de mediação entre as perguntas dos participantes às palestrantes. E finalizou com os agradecimentos e destacou, ainda, a importância da colaboração na atuação conjunta das investigações, “Quero agradecer a todos vocês, são muitos dados importantes que podem ser úteis nas nossas investigações, ajudando a elucidar crimes.”, finaliza a promotora.