Na última sexta (18.09), as Promotoras de Justiça Janaína Aguiar, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e Marlúcia Evaristo, titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, participaram do I Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovido pelo Conselho Federal da OAB e pela OAB-PI.
O evento buscou difundir e consolidar os direitos das pessoas que possuem algum tipo de limitação. Houve troca de informações entre diversas comissões, a fim de promover um trabalho alinhado em todos os estados brasileiros.
A abertura do evento foi comandada pelo Mestre de Capoeira Childerico Robson, formando uma roda de capoeira composta por crianças do CEIR (Centro Integrado de Reabilitação), envolvendo todos os presentes.
Participaram do evento advogados, procuradores do estado e municípios, defensores públicos, magistrados, membros do Ministério Público, delegados de polícia, professores, estudantes e profissionais de áreas afins, numa tarde inclusiva e emocionante, com muitos exemplos de superação e cidadania.
Entre os temas abordados nas discussões estava a Lei Brasileira de Inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 7.699/06), a empregabilidade das pessoas com deficiência no Brasil, a acessibilidade e mobilidade urbana, além da aposentadoria do servidor público com deficiência.
O Ministério Público do Estado do Piauí trabalha, diariamente, para sensibilizar a todos sobre a realidade das pessoas com alguma limitação, vulnerabilizadas, para garantir seus direitos. Colocar-se no lugar do outro deve ser um exercício cotidiano. Assim, multiplicamos o afeto, melhorando nossa convivência em sociedade.