O Ministério Público do Estado do Piauí está participando das atividades da Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada, que começou hoje (28) e se estenderá até a sexta-feira (02). A campanha foi proposta pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), com iniciativa da Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência e das Pessoas Idosas (COPEDPDI). O objetivo é que o Ministério Público Brasileiro, de maneira unificada e nacionalizada, desenvolva ações em prol das pessoas idosas, em especial às que vivem em instituições de acolhimento.

No Piauí, só existem instituições de loga permanência (ILPIs) nos municípios de Teresina, Picos e Parnaíba. O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso (CAOPDI), órgão auxiliar do MP/PI, articulou atividades em nas três comarcas. Em Teresina e Picos, as Promotoras de Justiças Marlúcia Evaristo e Micheline Serejo conduzirão vistorias nas ILPIs, para verificar a regularidade de toda a estrutura de atendimento. Em Parnaíba, a Promotora de Justiça Joselisse Carvalho já ajuizou ação civil pública para que a ILPI local passe por uma série de adaptações.

A coordenadora do CAOPDI, Janaína Aguiar, informa ainda que está sendo desenvolvida uma outra campanha, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado na quinta-feira (01). O Ministério Público distribuirá material educativo alertando para os cuidados que os idosos devem tomar em operações com o crédito consignado, já que infelizmente é comum que estelionatários ou mesmo familiares tentem tirar proveito de aposentadorias e pensões. A campanha será divulgada através de spots de rádio e de folhetos educativos, nas comarcas de Conceição do Canindé, Corrente, Parnaíba, Oeiras, Porto e Cocal.