A Promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), ministrou palestra, nessa quinta-feira (1º), durante a Semana Científica do Centro Universitário Uninovafapi. A representante do Ministério Público falou sobre a Lei do Feminicídio e seus desdobramentos, esclarecendo as dúvidas dos estudantes de Direito e dos demais participantes. Amparo Paz ainda discorreu sobre atividades desenvolvidas pelo Nupevid, promovendo o debate sobre os dados alarmantes acerca da violência doméstica contra a mulher.

 

“Fiquei muito feliz por estar em contato com os jovens que mais tarde serão os defensores de causas tão importantes para nossa sociedade. É importante lembrar que o Poder Público deve criar meios para garantir o empoderamento da mulher, no âmbito da rede atendimento, mas que todos devemos contribuir para isso”, declarou ela. “O Brasil ocupa o 7º lugar entre os países que mais registram o feminicídio. A cada 90 minutos, uma mulher é morta em nosso país. Precisamos combater esta realidade, que é o reflexo de um problema que atinge a todas as classes sociais. Todas as mulheres devem ser estimuladas e encorajadas a denunciar casos de violência”, finaliza.

 

De acordo com a coordenadora do Nupevid, a quantidade de delegacias da Mulher no Piauí é pequena em relação à demanda de casos de violência doméstica registrados no Estado. Atualmente, o Piauí possui oito delegacias da Mulher, sendo três em Teresina.

 

A servidora do Ministério Público Viviane Rios Magalhães colaborou com a organização da Semana Científica.