A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, realizou uma visita institucional na manhã desta quinta-feira (18) ao reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes Fernandes. A reunião aconteceu no salão nobre da reitoria. Estiveram presentes a chefe de gabinete, Cléia Fernandes, a secretária-geral do MPPI, Raquel Galvão e a assessora do setor de Perícias e Pareceres Técnicos do MP, Carol Chaves Mesquita e Ferreira. Também participaram integrantes da administração superior da universidade.

Durante a reunião foi tratada sobre as parcerias existentes entre as instituições, na área de perícia, que objetivam dar maior celeridade e resolutividade à atuação ministerial. Foi dialogado sobre a necessidade da expansão do apoio técnico, prestado pela UFPI, em demandas relacionadas ao trabalho desenvolvido pelas Promotorias de Justiça.

Na oportunidade, a PGJ ressaltou que, principalmente num momento de pandemia, a união entre as instituições torna-se ainda mais necessária para uma boa prestação de serviço. “Destacamos a importância dessa visita institucional para o fortalecimento e expansão das nossas parcerias com a Universidade Federal do Piauí. Acreditamos que essa integração trará benefícios a nossa coletividade, com projetos e ações, dando mais celeridade e suporte técnico, a partir desse compartilhamento de informação e de conhecimento”, comentou a PGJ.

O reitor da UFPI agradeceu pela presença dos integrantes da instituição ministerial e destacou sobre o compromisso da universidade em contribuir com as atividades do Ministério Público. “Estamos sempre de portas abertas para firmar esse tipo de cooperação. Estamos torcendo para que as parcerias e atividades tenham êxito”, disse o Gildásio Guedes Fernandes.

Ainda durante o encontro foi discutido sobre convênios para capacitação de pessoal e na área de Tecnologia da Informação. A chefe de gabinete, Cléia Fernandes, fez uma breve apresentação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e a intenção de desenvolver parcerias na área de pós-graduação.

Atualmente, o MPPI possui dois convênios firmados com a UFPI, sendo um deles voltado para a realização de perícias, em apoio à atuação dos membros, e outro, que ainda está sendo elaborado, com foco em promover eficiência energética dentro na sede centro da instituição em Teresina.