A Promotora de Justiça Ana Isabel de Alencar Mota Dias recomendou o prefeito e o secretário municipal de saúde de Lagoa do Piauí para que elaborem e acompanhem a execução do Plano de Contingência para o enfrentamento da tríplice epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya). A ação tem o apoio do Centro de Defesa da Saúde – CAODS.
Além disso, o Ministério Público está preocupado com a possível redução da oferta de serviços de saúde no final do ano, em especial das ações de controle de vetor e manejo clínico das três doenças. Os gestores estão sendo orientados a utilizarem como base o Plano de Contingência Nacional para Epidemias de Dengue vigente, elaborado pelo Ministério da Saúde e as determinações constantes da Nota Informativa nº 01/2015 – COES MICROCEFALIAS – Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN.
Outra medida importante é a notificação de todos os casos de microcefalia fetal ou neonatal através do sítio eletrônico: http://www.resp.saude.gov.br. O MP alerta ainda para a realização de campanhas de sensibilização da população para as medidas de controle.