A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde Karla Daniela Carvalho e a Promotora de Justiça de Demerval Lobão, Ana Isabel Dias, acompanhadas de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, visitaram o Hospital João Luís de Moraes, nesta terça-feira (12), para verificar as condições de funcionamento e definir mudanças na estrutura física e no quadro de funcionários para ampliar o número de partos realizados na Unidade de Saúde.

O diretor do hospital e a equipe responsável pela gestão, primeiro, responderam a um amplo questionário sobre os atendimentos oferecidos à população, às instalações, ao corpo funcional, bem como o que pode ser melhorado. Depois, uma vistoria foi realizada no hospital que era de responsabilidade do município e passou a ser gerido pelo Estado.

“As condições físicas do hospital até que são boas, mas o número de cirurgias realizadas, por exemplo, ainda é muito baixo. Não há atendimento com obstetras e pediatras e isso dificulta a realização de partos no local. Nós queremos que, pelo menos, os de baixo risco sejam feitos aqui e não mais as gestantes sejam levadas para Teresina em ambulâncias”, enfatizou a Promotora Karla Carvalho.

As visitas continuam hoje, dia 13, nos hospitais de Amarante, Palmeirais e Regeneração. Em Barras e José de Freitas, a vistoria será feita no dia 14. No dia 15, os hospitais de bairro de Teresina serão visitados. O cronograma segue na terça-feira, 19, em Água Branca, São Pedro do Piauí, União e Miguel Alves. E no dia 20, Altos e Beneditinos.

No final, um relatório será elaborado com a definição de algumas ações a serem adotadas nesses hospitais. O objetivo maior é desafogar a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que está superlotada, e diminuir o índice de mortalidade infantil e de gestantes.