A estudante da Unidade Escolar Pires de Castro, Karolayne Araújo, conseguiu alcançar 960 pontos na prova de redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao longo do ano, ela  participou das atividades do Projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas”, desenvolvido pelo Ministério Público em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Ela destacou que a participação no projeto contribuiu muito para o êxito na prova. “Além de promover o debate saudável através da disseminação de informações, em âmbito escolar e sociedade em geral, o projeto também foi de extrema importância para os alunos que participaram do ENEM. Desejo que esse trabalho continue fazendo essa enorme diferença positiva, para que as mulheres tenham seus direitos defendidos e garantidos”, ressaltou a estudante.

As ações do Projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos”, já chegaram a mais de 10 mil estudantes e 5 mil profissionais da educação, na capital e interior do Estado. Através de planejamento prévio entre os profissionais da educação e rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, são realizadas capacitações e estudos da cartilha, para orientação do corpo docente e discente.

O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, que está à frente do Projeto, destacou a importância das ações no bom desempenho dos alunos. “A prova do sucesso do projeto foi constatada nos excelentes desempenhos dos estudantes da rede estadual de ensino na redação do ENEM, cujo tema faz menção à violência contra a mulher: ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’. Estou muito feliz com o resultado”, enfatizou.