Na manhã desta terça-feira (16), o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), coordenados, respectivamente, pelas Promotoras de Justiça Maria Eugênia Bastos e Flávia Cordeiro, conduziram reunião para apresentação dos programas Eco Kids e Eco Teens à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM).
A coordenadora do CAOMA informou que expedirá o ofício ao Secretário Municipal de Educação para que esta indique de duas escolas (educação infantil e ensino fundamental), nas quais serão implementados os projetos no ano de 2016, dando-se preferência a escolas que já desenvolvem projetos educacionais de cunho ambiental. Será marcada audiência com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) para apresentação dos projetos para a Secretaria Municipal de Comunicação Social, para a Secretaria Municipal de Finanças e para a o Núcleo de Educação Ambiental. A reunião contou com a presença da representante da secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Maria Audea Sousa, e com os representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), Josélia Alves e Alysson Dantas.
Os Projetos
Eco Kids e Eco Teens são projetos voltados para escolas da rede pública e privada. Durante um ano, os estudantes das instituições selecionadas participarão de diversas atividades, que incluem a produção de conteúdos para publicações semestrais, o primeiro produzido por crianças até 12 anos, e o segundo por adolescentes e alunos de EJA. Os participantes têm a oportunidade de refletir sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, elaborando textos jornalísticos, poesias, imagens, desenhos e outros materiais para divulgação.
A iniciativa é inspirada em um projeto bem sucedido promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia. As Promotoras de Justiça Maria Eugênia Bastos e Flávia Cordeiro, coordenadoras do CAOMA e do CAODEC, viajaram até o município de Vitória da Conquista para colher informações sobre o projeto.