O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima participou de uma reunião na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, que contou com a participação de representantes da União Brasileira de Mulheres e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A reunião realizada no dia internacional da Mulher foi presidida pela senadora Regina Sousa.
No dia especial dedicado às mulheres, o Membro do Ministério Público Estadual do Piauí teve a honra de apresentar à Casa Legislativa os projetos preventivos de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher desenvolvidos no Estado. A cultura machista sendo desconstituída pela igualdade de gênero nos espaços escolares (Lei Maria da Penha nas Escolas), a formação de multiplicadores, com capacitações dos futuros profissionais nos espaços acadêmicos (Laboratório Maria da Penha), o reconhecimento e fortalecimento da rede de atendimento nos diversos municípios do interior (Interiorização da Lei Maria da Penha), monitoramento dos casos de violência, com incentivos às políticas públicas específicas (sistema de banco de dados ipenha, leia-se “aipenha), campanhas e ações permanentes às mulheres em maior situação de vulnerabilidade (idosas a prostitutas), utilização de aplicativo para atender 24 horas por dia os casos de violência contra mulher (Zapenha).
O trabalho realizado é fruto de parcerias e de uma construção coletiva para efetiva aplicação da Lei 11.340/2006 – Maria da Penha.