A ouvidora do Ministério Público do Piauí, Raquel Normando, conduziu, na manhã desta quarta-feira, 23 de junho, a primeira reunião de trabalho com os integrantes da Rede de Ouvir, enquanto presidente da organização. O grupo reúne as ouvidorias de órgãos públicos e entidades de todo o estado. A reunião foi promovida por videoconferência, na Plataforma Microsoft Teams.
A diretoria da Rede de Ouvir é composta, também, pelo ouvidor-geral externo da Defensoria Pública, Djan Moreira, no cargo de vice-presidente, e o ouvidor adjunto da OAB, seccional Piauí, Rodrigo Vidal, no cargo de secretário da Rede.
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, participou do encontro de trabalho e ressaltou a importância das ouvidorias como órgãos de aproximação entre a gestão pública e os cidadãos. “O papel que as ouvidorias desempenham é bastante relevante porque tem a responsabilidade de exercer esse elo de ligação com o nosso povo. Por isso, em nossa instituição, nós apoiamos o trabalho desse órgão e reconhecemos a sua relevância, bem como os resultados dos trabalhos empreendidos em prol dos piauienses”, disse a chefe do Ministério Público.
A presidente da Rede Ouvir agradeceu a presença dos participantes e o apoio recebido da gestão MPPI na disseminação de informações sobre o trabalho realizado pelas ouvidorias em todo o Piauí. “Sem dúvida, nós experimentamos um momento de expansão e de inovação em nossas atividades, principalmente, neste período de pandemia, como, o aumento dos canais de contato entre as ouvidorias e a população. Isso resultou em maior capacidade de efetuar atendimentos aos cidadãos. Além disso, vale ressaltar que percebemos que as pessoas estão, gradualmente, compreendendo qual é o ofício das ouvidorias, que elas são essa porta de entrada”, afirmou Raquel Normando.
Logo após, os integrantes da Rede, presentes à reunião, parabenizaram a ouvidora do MPPI e a procuradora-geral pelo trabalho efetuado na expansão das ouvidorias no Piauí.
Na pauta de assuntos debatidos na reunião de hoje estiveram à continuidade do projeto “Criação das Ouvidorias Municipais: A Ouvidoria ao alcance do cidadão em todo o Piauí” e a elaboração do calendário de reuniões ordinárias do colegiado referentes ao segundo semestre deste ano.
A Rede Ouvir é um espaço de aperfeiçoamento de gestão que busca, entre diversas ações, otimizar o trabalho das Ouvidorias no Piauí e garantir o acesso aos órgãos da administração pública, através de um trabalho integrado e colaborativo.
MPPI na presidência da Rede Ouvir
A procuradora de Justiça Raquel Normando foi eleita presidente da Rede Ouvir durante reunião do grupo no último dia 12 de maio. Logo após a eleição, a representante do MP estadual foi empossada, juntamente, com os demais integrantes da nova diretoria.